Gentileza Urbana
Durante nossa viagem a Nova York, ficamos maravilhadas com a reestruturação do Hudson Yards. A passarela suspensa, antes usada para a passagem de trens, agora é um caminho onde se pode observar edifícios espetaculares, como o de Zaha Hadid, com formas orgânicas surpreendentes, que contrastam com prédios antigos em tijolos aparentes.
Aprendemos que em Nova York é comum a união de profissionais diversos, com o objetivo de tornar áreas da cidade mais atraentes. Essa iniciativa, conhecida como “urbanismo de colaboração”, é uma forma de revitalizar áreas em declínio e transformá-las em lugares mais vibrantes, atraentes e economicamente viáveis.
O processo de revitalização envolve uma série de etapas, desde a identificação da região-alvo até a execução do projeto, passando pela análise das necessidades e desafios da área de criação de um plano de ação. Os profissionais envolvidos trabalham em conjunto para criar um plano abrangente que inclui a construção de novos edifícios, a reutilização de estruturas existentes, a melhoria das ruas e espaços públicos, o planejamento de atividades culturais e comerciais, e a promoção da região como um destino turístico e cultural.
Algumas das regiões de Nova York que passaram por esse processo de revitalização incluem o Brooklyn, SoHo, Chelsea, Meatpacking District, Hudson Yards, entre outras. O que achamos muito inteligente é como eles fazem isso, identificando uma região por vez. Dessa forma, o mercado imobiliário e a economia estão sempre em movimento, trazendo vida e muitos investimentos para a cidade.
Em conclusão, a união de diferentes profissionais é uma estratégia importante para transformar bairros em declínio em locais vibrantes, oferecendo novas oportunidades para as comunidades locais e para a economia da cidade como um todo. O urbanismo de colaboração é uma forma inteligente de revitalizar áreas urbanas, tornando-as mais atraentes e economicamente viáveis, ao mesmo tempo, em que preserva a identidade e a história desses locais.
E S P E T A C U L A R
Por Fernanda Athayde
Leave a Reply